Clínica Estética de Odontologia para Adultos e Criança garantindo sempre uma boa saúde bocal e um sorriso perfeito    
 
 
 
 
 

ATM

 
 

É a articulação da mandíbula com o crânio e, juntamente com um conjunto de músculos, ligamentos e tendões é responsável pelos movimentos da mastigação (abertura, fechamento, lateralidade, protrusão e retração). O conjunto da articulação consiste em duas partes ósseas, fossa articular e côndilo (cabeça) da mandíbula, recobertas por cartilagens. Entre as cartilagens existe um disco articular que tem a função de impedir o atrito entre a fossa articular “crânio” e côndilo mandibular “mandíbula”, absorvendo o impacto das partes ósseas.

Os distúrbios das articulações têmporo mandibulares (denominadas DTM ou popularmente conhecidas ATM) incluem problemas relacionados aos músculos e articulações. Costumamos dizer que as causas destes distúrbios são multifatoriais, e entre algumas delas estão: má oclusão (dentes tortos e não engrenados perfeitamente); trauma de face (batidas e/ou pancadas acidentais na região, exodontias de ciso); ausência de dentes (atrapalhando o equilíbrio da mastigação); parafunções como bruxismo ou apertamento dental (ranger e/ou apertar os dentes uns contra os outros, ou mesmo objetos); hábitos como dormir com a cabeça sobre as mãos, chupar os dedos, postura incorreta no trabalho ou ao dormir; e por fim relacionadas a outras especialidades ou interdisciplinares como fonoaudiologia (fonação, deglutição atípica, posicionamento incorreto da língua...), otorrinolaringologia (respiração bucal, desvio de septo, obstrução das vias aéreas, amidalite, adenóide, problemas auriculares...). Estas estão entre as principais causas das DTMs, e lembrando que tendo quaisquer destes sinais relacionados, costumo dizer que haverá sempre um “gatilho“, ou seja, um fator desencadeante que juntamente a outros fatores já existentes formarão um problema de ATM. Este “gatilho” hoje está muito relacionado a fatores psíquicos (stress emocional ou de trabalho...) e também ao uso de álcool e cigarro.

Os sintomas mais frequentes para os distúrbios da ATM são: cefaléias e enxaquecas (dores de cabeça em diversas regiões e de diferentes intensidades ); dor junto ao ouvido ou zumbido; dor no pescoço; estalos ou crepitações (sons de estalidos durante a abertura e fechamento da boca e na mastigação ); dificuldade de abrir ou fechar a boca; entre outros.

Como tratamento existe a utilização do que chamamos de dispositivo intra oral (DIO) ou placa interoclusal como forma mais usada e também conservadora e muito valiosa para a redução dos sinais e sintomas das desordens têmporo mandibulares, podendo ser empregada em conjunto com outras terapias.

Para diagnosticar essa disfunção é necessária uma avaliação criteriosa e minuciosa, analisando primeiramente a queixa do paciente, seguindo-se da história médica atual e, finalmente, avaliando todos os aspectos clínicos e radiográficos, para assim se chegar a um tratamento adequado. É importante salientar que esse diagnóstico é sempre feito em conjunto com as outras especialidades odontológicas e médicas (Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia e Fisioterapia).

Mais Imagens
   

 

 
 
     
Publicidade Campinas - Criação de Sites, Divulgação Online e Arte